quarta-feira, outubro 22, 2008

O sono e a fadiga batiam à minha porta...

(Courbet)
Naquela tarde, de volta ao andar da Rua Santa Ana, refugiei-me no meu quarto e decidi ler as primeiras linhas do meu novo amigo. Antes que me apercebesse, tinha caído dentro dele sem remédio. O romance relatava a história de um homem em busca do seu verdadeiro pai , que nunca tinha chegado a conhecer cuja existência só descobriria graças às últimas palavras que a mãe pronunciava no seu leito de morte. A história daquela brusca transformava-se numa odisseia fantasmagórica na qual o protagonista lutava para recuperar uma infância e juventude perdidas, e na qual, lentamente, descobríamos a sombra de um amor maldito cuja lembrança o havia de perseguir até ao fim dos seus dias.
À medida que avançava, a estrutura do relato começou a lembrar-me uma daquelas bonecas russas que contêm inumeráveis miniaturas de si mesmas no interior. Passo a passo, a narração decompunha-se em mil histórias, como se o relato tivesse mergulhado numa galeria de espelhos e a sua identidade se cindisse en dúzias de reflexos diferentes e ao mesmo tempo um só. Os minutos e as horas deslizaram como uma miragem. Horas mais tarde, aprisionado pelo relato, mal dei pelas badaladas da meia-noite na catedral a repicar ao longe. Enterrado na luz de cobre que o candeeiro flexível projectava, mergulhei num mundo de imagens e sensações como nunca tinha conhecido. Personagens que se me afiguraram tão reais como o ar que respirava arrastaram-me para um túnel de aventura e mistério do qual não queria escapar. Página a página deixei-me envolver pelo sortilégio da história e pelo meu mundo até que o sopro do amanhecer acariciou a minha janela e os meus olhos cansados deslizaram pela última página. Deitei-me na penumbra azulada do alvorecer com o livro sobre o peito e escutei o rumor da cidade adormecida a gotejar sobre os telhados salpicados de púrpura. O sonho e a fadiga batiam à minha porta, mas resisti render-me. Não queria perder o feitiço da história nem dizer adeus ainda às personagens.(cont.)

(Carlos Ruiz Zafón- A Sombra do Vento)

1 comentário:

Não são permitidos comentários anónimos