quarta-feira, julho 01, 2009

Fotógrafos de sempre- Eduardo Gageiro

(Eduardo Gageiro- O homem das castanhas)

Esta minha publicação dos fotógrafos e das fotografias tem como único guião o meu sentir Não quiz adiar a publicação de um fotógrafo português, o brilhante fotojornalista Eduardo Gageiro. Sabemos todos que uma das marcas da sua fotografia tem sido a procura, através da reportagem, de uma linguagem fotográfica que procurou ir contra o convencionalismo da fotografia bonitinha. As fotografias de Gageiro levam-nos a mergulhar na vida das pessoas comuns, nos ambientes das periferias, nos grandes acontecimentos que marcaram a história do nosso país. Olhar as fotografias de Gageiro é também descobrir o mistério e a ternura que se esconde atrás da sua lente.

http://www.spautores.pt/revista.aspx?idContent=679&idCat=169

http://mediaserver.rr.pt/RR/Flashs/25abril_final/gageiro/index.html

6 comentários:

  1. Bela homenagem. Um beijo com maresia.

    ResponderEliminar
  2. Estou de acordo.Gosto de alguns dos nossos grandes fot+ografos, como, por ex.Jorge Molder e outros.E dá.me um prazer vir aqui a ouvir o clair de lune.
    Como se coloca uma música de fundo ou outra num blogue?

    ResponderEliminar
  3. Mas que bela fotografia! Aquela luz parece quase artificialmente produzida como se de uma pintura barroca se tratasse.

    JR

    ResponderEliminar
  4. Cara Amiga,
    logo mando-lhe as dicas para o mail!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Sabes do que me lembrei ao ver a foto?!
    ... do "Aniki Bobó"!
    A foto faz sonhar.

    ResponderEliminar
  6. De facto, o Gageiro foi um enorme fotógrafo.
    Todos nos lembramos de algumas das suas fotos que correram mundo, tal como a do Eusébio a chorar depois da derrota da selecção portuguesa frente à Inglaterra em 64.
    Quando estive em Timor conheci um militar que era amigo do Gageiro. O artista enviava a este militar fotografias do filho deste. Mesmo nessas fotos "de família" estava patente uma enorme sensibilidade.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos