quinta-feira, março 12, 2009

Contei-a, simplesmente, como a sentia

(Rouault)
A escada, claro, era um presente de Miró, e bem assim a lua, muito provavelmente. ( Cão Ladrando à Lua foi o primeiro Miró que vi.)
Parti então da minha pr´pria pessoa, da firme convicção de saber tudo o que era possível quanto a circos e palhaços. Linha a linha, escrevi cegamente, desconhecendo o que viria a seguir. Além de mim, tinha a escada e o cavalo roubados inconscientemente. E, por companhia os poetas e pintores que mais amava: Rouault, Miró, Chagall, MaxJacob, Seurat. Facto curioso, todos eram simultâneamente poetas e pintores. E com cada um deles guardava profundas ligações.
O palhaço é um poeta em acção.Ele é a história que desempenha. Sempre a mesma e eterna história- adoração, devoção, crucificação.« Uma crucificação Cor-de-Rosa»(*) bien entendu. A única parte da narrativa que me trouxe dificuldades foi a referente às poucas últimas páginas, que tive de escrever por várias vezes.« Há uma luz que mata», creio ter sido Balzac quem o disse, já não sei onde. Eu queria que o meu herói deixasse este mundo como o fenecer da luz. Mas não para a morte. Gostava que a sua morte iluminasse o caminho. Não a via como um fim de tudo, mas como o princípio. Quando Augusto se torna ele próprio, a vida começa- e não só para Augusto: para toda a humanidade.
Ninguém julgue que esta história foi maduramente reflectida! Contei-a simplesmente como a sentia, simplesmente à medida que ela se me ia revelando. É e não é minha. Trata-se, sem dúvida, da história mais estranha que escrevi até hoje. Não é um documento Surrealista- de maneira nenhuma. O processo formal pode ter sido Surrealista- mas que isto sirva apenas para dizer que os Surrealistas encontraram o verdadeiro método de criação. Não mais ainda do que todas as histórias baseadas em factos e na minha experiência pessoal, esta é verdadeira. Ao escreve-la, o meu único objectivo foi dizer a verdade, tal qual a concebo. (cont.)

(Henry Miller) (*)N.dosT-referência à trilogia The Rosy Crucifixion: Sexus, Plexus e Nexus

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não são permitidos comentários anónimos