quinta-feira, fevereiro 28, 2008

REMAR contra as "correntes"


DEDICATÓRIA: ao http://espumadamente.blogspot.com/


O espaço Blog é para mim um espaço de liberdade. Esse é o sentido de "Aguarelas de Turner"-
Durante esta já looooonga existência tem-me sido grato o conhecimento de diversas pessoas das quais estaria certamente arredada sem esta rede inter-bloggers. Tenho " conhecido " diversas sensibilidades que por esta via, tal como eu, se "revelam". O que mais me tem agradado é a verificação da utilização criativa deste espaço potencial, quer fazendo uso da escrita, da fotografia, do desenho, do humor, da intercepção de formas variadas...Um dia será certamente estudado como este "lugar mágico" contribuiu para o equilíbrio psíquico dos seus autores e dos seus amigos. Como todas as noites (ou quando apetece) cada um de nós vai regando o seu "jardim", vai semeando novas plantas sempre com a mesma a alegria, aquela que resulta da descoberta do prazer que cada surpresa pode proporcionar ao outros.
Contudo os encontros, mesmo os virtuais, raramente acontecem sem tumultos. O nosso território sofre um duplo abalo com as visitas dos nossos visitantes. Falo agora de mim. Se os comentários estimulantes ou sinceros são, via de regra, motor de um desejo de publicar outras coisas, aquelas outras visitas em que somos elogiados, premiados , encorajados a aderir a "correntes", despertam sentimentos contraditórios. Os "prémios "e as" correntes" , embora apresentados de uma forma "inocente" e "generosa" vêm introduzir "entropia " no sistema. Vêm forçar a porta da pretendida liberdade. Claro que é sempre possível não dar continuidade, fazendo "orelhas moucas".Mas esta não é uma opção fácil já que implica ficar com o onus da "má educação"ou da arrogância...E isto é particularmente difícil quando se trata de pessoas com quem simpatizamos , o que é o caso muitas vezes...Há ainda opção de responder mas não perpetuar a "cadeia". Tem sido esta, por vezes, uma escolha minha. Mas esta desperta também fantasias a quem nos lê...tanto mais que o este espaço virtual oferece condições favoráveis a que se imagine isto ou aquilo, já que não permite, na maior parte das vezes, o confronto com a realidade que as relações mais próximas permitem. Assim, a mim basta-me ir conhecendo algumas pessoas através do que publicam e quando os posts me interessam fazer os meus comentários; basta-me também, ir recebendo alguns comentários dos que se sentem tocados positiva ou negativamente pelo que publico. E, por favor, não me metam em mais "correntes". Vamos "falando" na mesma, não é?Tanto mais que :

1- Não gosto que me ponham em "correntes" e me dêem "prémios";
2- gosto muito deste cantinho em que publico o que me dá na "real gana";
3- prezo acima de tudo a minha independência;
4- tenho a mania da sinceridade;
5- não gosto de magoar outras sensibilidades;
6- sou uma arrumada à força e a contragosto e rebelde por natureza.