segunda-feira, julho 14, 2008

" O TEMPO NOS PARQUES"- Caldas da Rainha IV

(Aguarelas de Turner) Coreto (Parque D.Carlos I)

Tenho uma ternura especial pelos coretos dos jardins. A sua diversidade é encantadora. Cada exemplar tem uma beleza única. A sua construção parece remontar à época em que o contacto com a música era feito de uma forma directa, antes do aparecimento da rádio, sec. XIX, portanto. Das memórias de infância lembro noites de Verão em férias onde a filarmónica local dava, em dias especiais, os seus concertos...Todos nos aglomerávamos à volta do coreto apreciando o folgo empenhado e apaixonado da banda que deixava o ar impregnado de sons. Ao outro dia, nas nossas brincadeiras, adorávamos subir ao coreto, imaginando-nos no palco fazendo as nossas "representações" ora, músicos de banda, ora mimando teatrinhos e declamações...E depois, era o imenso prazer de nos sonharmos crescidos... Mais tarde, com os filhos também brincámos muitas vezes à subida aos coretos...É por isso muito triste, encontrá-los, por vezes, degradados e abandonados. Eles fazem parte do nosso património. Este, o do parque D.Carlos I estava ali, em todo o seu esplendor.

3 comentários:

  1. Vou lhe contar uma coisa muito engraçada. Este ano em Portugal, agora em junho, tive a incumbência de tirar fotos de coretos para um amigo que deseja construir em sua fazenda, e foi incrível conhecer em cada cidade, os diferentes tipos de coretos.
    Este que você nos mostra aqui, vou enviar para a coleção.

    O mundo é mesmo uma ervilha.

    bjs.

    JU Gioli

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito deste parque... lembra-se as idas, em miúdo, às Feiras da Cerâmica e da Fruta. E a Machado ali mesmo ao lado! Beijos.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos