quarta-feira, outubro 04, 2006

Pode ser que venhas a ser afligido de ideias própias...

(Daumier)

-É verdade, por que quarenta e cinco anos?
- Não é, como podes supor um limite arbitrário, filho do puro capricho; é a data normal do fenómeno.Geralmente,o verdadeiro medalhão começa a manifestar-se entre os quarenta e cinco e cinquenta anos, conquanto alguns exemplos se dêem entre os cinquenta e cinco e os sessenta; mas estes são raros. Há-os também de quarenta anos, e outros mais precoces, de trinta e cinco e de trinta; não são todavia vulgares. Não falo dos de vinte e cinco anos:esse madrugar é privilégio do génio.
-Entendo.
-Venhamos ao principal. Uma vez entrado na carreira, deves pôr todo o cuidado nas ideias que houveres de nutrir para uso alheio e próprio. O Melhor será não as ter absolutamente; coisa que entenderás bem,imaginando, por exemplo, uma actor defraudado do uso de um braço. Ele pode, por um milagre de artifício, dissimular o defeito aos olhos da plateia; mas era muito melhor dispor dos dois. O mesmo se dá com as ideias;pode-se, com violência, abafá-las, escondê-las até à morte; mas nem essa habilidade é comum, nem tão constante esforço conviria ao exercício da vida.
-Mas quem lhe diz que eu...
- Tu, meu filho, se não me engano, pareces dotado da perfeita inópia mental, conveniente ao uso deste nobre ofício. Não me refiro tanto à fidelidade com que repetes numa sala as opiniões ouvidas numa esquina, e vice-versa, porque esse fato, posto indique certa carência de ideias, ainda assim pode não passar de uma traição à memória. Não; refiro-me ao gesto correto e perfilado com que usas expender francamente as tuas simpatias àcerca do corte de um colete, das dimensões de um chapéu, do ranger ou calar das botas novas. Eis aí um sintoma eloquoente, eis aí uma esperança. No entanto, podendo acontecer que, com a idade, venhas a ser afligido de
algumas ideias próprias, urge aparelhar fortemente o espírito. As ideias são de sua natureza espontâneas e súbitas; por mais que as sofremos elas irrompem e precipitam-se.Daí a certeza com que o vulgo, cujo faro é extremamente delicado, distingue o medalhão completo do medalhão incompleto. (Cont)

Machado de Assis

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não são permitidos comentários anónimos