quinta-feira, maio 04, 2006

CÃO COMO NÓS


20.

- Será que o cão tem espírito?, perguntou-me o filho do meio.
Olhei para ele surpreendido.E acabei por responder:
- Não sei sequer se nós próprios temos espírito ou se é o espírito que nos
tem ou está em nós.
- é isso o que eu queria dizer. Olha para ele.
Era um fim de tarde de Agosto, o cão estava parado frente ao mar, o pêlo muito luzidio, a cabeça levantada, narinas abertas, sorvendo o ar.
- Ele está a cheirar o espírito. O espírito da terra, o espírito do vento, o espírito das águas.

24.
Mais tarde, na praia, sempre que nos lançámos à água ele ficava agitado. Mas mantinha-se em terra enquanto a minha mulher lá estivesse. Assim que ela vinha nadar connnosco, logo ele se lançava à água, passava-lhe à frente e procurava empurrá-la para a praia. Por mais esforços que fizéssemos para ele a deixar em paz, ele não desistia. Nós podíamos ir pelo mar a dentro, a dona não. Não queria perder a mãe outra vez.

27.
( Podes correr comigo pela praia fora, aqui ninguém nos vê, somos só nós e o mar, saltas a meu lado como se fosses um pedaço de areia e vento, uma estátua movente, cão de água, anda daí comigo por esta noite dentro.)

Manuel Alegre ( Cão como Nós)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não são permitidos comentários anónimos