sábado, abril 21, 2007

Formas de violência

(Pablo Picasso)

FORMAS DE VIOLÊNCIA

Chamar - não muito longe, a montante do tempo - "Escrivão da pena grande" ao varredor
municipal do lixo.
Escrever e publicar um livro com o título de «O Preto que tinha a alma branca».
Macaquear, ainda que por olvidada ancestralidade colonialista o falar dos Brasileiros.
Conceber, fabricar e pôr à venda bonecas e bonecos assexuados.
Abominar, ao ponto de proibir ou desejar ver proibir, os brinquedos chamados belicistas, com
o pretexto de que são de um «realismo atróz» ou de que - pior ainda! se é pacifista. (Por estas e por outras é que há muito consequente pacifista que chega a adulto desarmado. É caso para perguntar:« E a paz quem a defende? E como?»)
Noticiar rixas urbanas ou suburbanas, ocorridas naquele mundo que os cronistas castiços apodam de «as alfurjas», identificando como «caboverdianos» alguns caboverdianos, entretanto «integrados», que nela possam ter participado. (Para remover o lixo citadino, não precisam de pátria ou nome; para anavalhar ou capoeirar o cidadão,sim.)
Votar de braço ao alto (quase nunca ao baixo).
Deixar-e, em certos casos, também o não deixar - que, pelo regaço daquela que nos serviu dezenas de anos, continuem a escorregar e a traquinar os filhos dos nossos filhos, já que-nossa desculpa-« ela é tão dedicada!»
Desaconselhar ou desacreditar a prática da política com razões deste jaez:« o que o povo quer é trabalhar em paz.»(E se o povo quizer trabalhar em zás-trás-pás?).
Perguntar - como, microfone na mão, se perguntou- a uma velha camponesa transmontana:« A senhora sabe o que é a política?» (Lá do seu universo ela respondeu que não sabia, mas, quem, realmente, mostrou que não sabia, cá do nosso universo, foi o perguntador, rapaz de boas maneiras, mas de fracas ideias, um que pensa, afinal, que a água começa nas torneiras...)

(Alexandre O'Neill)

4 comentários:

  1. adoro chapéus. se vivesse numm país mais frio usava; aqui as pessoas não têm o hábito e costumareparar-se muito em tudo o que foge ao trivial. é uma pena!
    a fotografia é linda e a montra um mimo!

    Elipse

    ResponderEliminar
  2. (isto hoje saíu-me mal... para além das gralhas, não consegui fazer login...)

    Mas a imagem é linda na mesma!

    Elipse

    ResponderEliminar
  3. Percebi que o comentário era um bocadinho mais abaixo...Beijinhos e um Bom Dia!

    ResponderEliminar
  4. pois, correu mesmo tudo mal.

    e ainda por cima este pormenor da Guernica, tão afiado como o texto de O'neill... merecia um comentário, pela actualidade das questões levantadas. tudo a resumir-se numa palavra perigosa - desrespeito.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos