domingo, maio 13, 2007

AGUARELAS DE TURNER - dois anos

(Turner)
Turner na sua capacidade única de captar a luz da emoção constituiu-se me um dia como condensação do amor pela Vida. A simplicidade e a modernidade das suas Aguarelas ( vistas pela primeira vez em Madrid, e uma segunda, uma terceira e uma quarta em Lisboa...) produziram em mim um tão grande encantamento que, de forma atrevida, me apropriei um pouco delas, tentando colorir o espírito deste lugar com a sua luminosidade .
Ao longo destes dois anos a paleta da vida foi-me dando sentires vários que colori com o pincel da poesia, da prosa, da música , da pintura e dos meus modestos Olhares. O conjunto é desigual, marcado quantas vezes pela escassez do tempo ou pelo encontro acidental com o poeta, com a tela , com a fotografia...Trouxe-me contudo o prazer de interceptar formas diferentes de olhar, deixando-me também abrir aos olhares que outros foram fazendo ao longo do tempo sobre o que aqui brotava. Não mantive, de um modo geral, com os meus comentadores uma troca justa e recíproca, não porque os seus lugares me não tocassem, mas porque, as mais das vezes, o tempo que me restava era para publicar o post do dia, esgravatado em poucos instantes. Assim, queridos Amigos foi-me sempre grato ler o que foram escrevendo e, sobretudo, o que foram acrescentando, não pelo prazer do elogio mas pelo prazer do encontro.
Se o tempo e a disponibilidade assim permitirem gostaria de transformar este lugar numa coisa outra que ainda não tem forma, mas que dança já um desenho meu interior. Veremos se tal acontecerá. Até lá, continuarei a esgravatar sinais de vida nas diferentes formas de dizer daqueles que conseguem transpôr a planura da banalidade.




6 comentários:

  1. Também eu, agora, comento muito pouco, estando tal como tu em falta com os meus Amigos. Mas há uma meia dúzia(é mesmo verdade...)de blogues que visito com um prazer redobrado.
    Ler-te ao longo destes dois anos (sim, porque poderás ver que sou um leitor desde "the very begining") não foi só esse prazer, foi também o ter a certeza, quando cá vinha, de ler ou perceber algo de diferente e saí daqui ou a sorrir, ou a pensar, ou ainda a tentar perceber o que estava por detrás das palavras (sim, que alguns textos eram bem difíceis!).
    Bom, todo este arrazoado para te agradecer estes dois anos.
    Dizes que vais transformar este lugar... pois cá ficarei à espera com a certeza que a mesma qualidade e simplicidade vão continuar.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. uma "outra coisa sem forma" mas já enformada porque se se adivinha que virá ainda mais de dentro. Aposto!
    Um grande beijo de parabéns pela qualidade.

    ResponderEliminar
  3. Leitora quotidiana do seu excelente blogue, aguardo as prometidas alterações.Parabéns pelo aniversário, amiga!

    ResponderEliminar
  4. Parabéns embora um pouco atrasados. E já agora dê uma saltada aos meus Alicerces pois está lá algo para si.

    ResponderEliminar
  5. Já o disse, venho aqui especialmente pelos reflexos do olhar. Às vezes recebo bónus. Só hoje me apercebi da coerência: tudo o que nos mostras são lugares onde o teu olhar se detém.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos