O Sonho (rêverie) é quantas vezes usado como forma de sobrevivência a uma dor impensável. Se pode sê-lo, é também um modo de alienação quando impede o contacto com a Realidade dolorosa, mas para a qual se torna urgente acordar.
As situações extremas exemplificam radicalmente aquilo que o nosso dia a dia permanentemente nos faz tropeçar. Nem todas as pessoas são predominantemente boas e honestas... Há-as capazes de provocar sofrimento do outro, virando depois as costas para não se sentirem incomodadas...
Tendo em mãos o livro de David Grossman : Ver: Amor, deixo-vos esta passagem que tão bem nos fala das duas faces da mesma moeda.
" À noite na cama, Momik fica acordado a pensar. O país de Lá devia ser muito bonito, cheio de florestas e carris de ferro pequeninos e reluzentes, lindas paisagens coloridas, paradas militares e um imperador valente, um caçador real, e um Kloiz, a feira de gado, e animais transparentes a cintilarem nas montanhas como passas num bolo. O problema é que sobre esse país paira um feitiço. E é aqui que as coisas se complicam. Uma espécie de maldição que caiu sobre as crianças, os adultos e os animais transformando-os em gelo. Deve ter sido a Besta nazi que fez isso.Passou pelo país e o seu bafo congelou tudo, como na história da Rainha das Neves. Deitado na cama, Momik inventa histórias, enquanto a mãe costura na entrada. A perna dela sobe e desce. Schimek ajustou-lhe o pedal de maneira a ela poder chegar lá com o pé. Desde então, no país de Lá, estão todos cobertos por uma película de vidro muito fina que os impede de se mexerem, e não se lhes pode tocar, é como se estivessem vivos sem estarem, e há uma única pessoa no mundo capaz de os salvar, que é Momik".
Grossman, David. VER:AMOR. D.Quixote.
Pelo sonho nem sempre nos vamos, porque é pelo pesadelo que nos ficamos.
ResponderEliminarBeijos
Obrigada pelo contributo. O sonho só em estreita articulação com a razão. Ou seja um sonho lúcido.
EliminarNão basta ter razão
ResponderEliminarBjs
Separar e destrinçar é essencial. bjs
Eliminar