sexta-feira, agosto 22, 2008

Notas esparsas de férias-Carrapateira I

(Aguarelas de Turner) praia da Bordeira vista da fortaleza e Igreja
(Aguarelas de Turner) vista da fortaleza para o interior
(Aguarelas de Turner) Igreja matriz de Carrapateira (1613)
(Aguarelas de Turner) Igreja matriz de Carrapateira(1613)

A vila da Carrapateira com a sua praia da Bordeira (bem conhecida dos surfistas) é um Algarve bem diferente daquele em que habitualmente se pensa quando se fala de Algarve. É um daqueles casos de "amor à primeira vista" em que nos imaginamos logo ali bem" encaixados". Por isso vou dedicar os próximos posts a este lugar encantador que, desde logo, me cativou.

"A Igreja da Carrapateira, dedicada a Nossa Senhora da Conceição, foi construída no reinado de D. João IV, sendo anterior a 1673. O local onde esta igreja foi erigida (era a zona mais alta, tendo a poente uma zona plana de onde se avistava o mar e a povoação se desenvolvido a nascente e a Sul) foi o que melhor serviu para em 1673 se vir a construir o Forte da Carrapateira, por D. Nuno da Cunha de Ataíde, Conde de Pontevel e Governador do Reino. Envolveu assim, esta fortaleza, o templo já existente.

Nesta época após Restauração da Independência, reinados de D. Afonso VI e seu irmão, Regente e depois Rei de Portugal - D. Pedro II, infestavam os mares portugueses corsários marroquinos que desembarcavam nos ancoradouros marítimos mais favoráveis e desprovidos de defesa militar. Iniciavam então o assalto às povoações mais próximas. Carrapateira ergue-se entre duas praias de fácil desembarque: a Praia da Bordeira, a Norte e a Praia do Amado, a Sul. Dessas praias dirigiam-se ao casario e praticavam com violência o roubo e a destruição. Levavam ainda consigo jovens de ambos os sexos que eram vendidos como escravos nos mercados de Argel."(...)

http://www.cm-aljezur.pt/portal_autarquico/aljezur/v_pt-PT

2 comentários:

  1. conheço bem; já lá passei uns dias em família; tenho uns amigos que são de lá.
    a praia é deslumbrante... as pessoas também.
    ainda bem que gostaste, vou dizer ao Rui.

    ResponderEliminar
  2. É deste Algarve que eu gosto e não do sem "tradições" que nos querem impingir muitas vezes...

    Um abraço e grata por esta infinita partilha.

    Já tinha saudades de "regalar" a minha vista assim...

    Bj ;)

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos